O Burnout em Estudantes de Medicina
Uma Revisão de Literatura sobre Estratégias de Prevenção e Enfrentamento
Palavras-chave:
síndrome de burnout, estratégias de coping, saúde mental, educação médicaResumo
Acadêmicos de Medicina são vulneráveis ao desenvolvimento de distúrbios mentais, dentre os quais se destaca a síndrome de burnout. Pesquisas recentes apontam para a necessidade de um maior suporte a esse grupo por parte das instituições e departamentos de medicina, visto as atuais práticas ainda se mostrarem limitadas. O presente trabalho tem por objetivo geral elencar estratégias para prevenção e enfrentamento à síndrome de burnout entre os acadêmicos de medicina, e de forma específica analisar a atuação dos profissionais de psicologia inseridos nos Núcleos de Apoio Psicopedagógico (NAPPs) como possíveis norteadores dessas estratégias. A metodologia utilizada consistiu de uma revisão da literatura utilizando o descritor “Burnout in medical Students” nos bancos de dados PubMed (992 artigos) e Scielo (15 artigos), sendo que, após o processo de seleção, 27 artigos vieram a compor esta revisão, demais artigos foram incorporados para discussão. O resultado da pesquisa contempla elementos de prevenção e de enfrentamento que podem ser realizados por parte da instituição e dos profissionais da psicologia, sendo as principais estratégias listadas: programas de mentoria, oficinas temáticas, estratégias de prevenção ao assédio moral, aconselhamento psicológico, criação de recursos de coping, revisão curricular e o desenvolvimento de Núcleos de Apoio Psicopedagógicos (NAPPs). Sendo o burnout um dos desafios mais frequentes da jornada dos acadêmicos de Medicina, compreende-se que ações conjuntas entre profissionais de Psicologia inseridos nos NAPPs podem construir estratégias para a prevenção e o enfrentamento desta síndrome, que pode impactar na qualidade de vida, no desempenho acadêmico e na atuação do futuro profissional. Destaca-se nessa pesquisa a necessidade de maiores estudos sobre propostas de prevenção e tratamento da síndrome de burnout em discentes de medicina, tal como mais pesquisas que discutam a presença dos NAPPs nas escolas médicas e seus resultados observados.
Downloads
Referências
Acherman, N. D., Ribeiro, A. P., Lima, L. M. D., Cavalcanti, A. C. D., Miranda, T. K. Q., & Oliveira, G. L. (2021). Mentoria entre pares: percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 45, e100.
Barbosa-Medeiros, M. R., & Caldeira, A. P. (2021). Saúde mental de acadêmicos de medicina: estudo longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(3), e187.
Barreto, T. M., Tavares, M. R., Azi, M. L., Azi, L. M. T. A., Sadgursky, D., & Alencar, D. (2022). Impact of the COVID-19 pandemic in the prevalence of burnout among residents in orthopedics. Revista Brasileira de Ortopedia, 57(1), 159-166.
Barros, P. S. (2011). Educação e espiritualidade: o uso de técnicas introspectivas em sala de aula. In K. S. A. L. Matos (Org.), Cultura de paz, ética e espiritualidade II (p. 222-235.). UFC.
Barroso, P. C. F., Oliveira, Í. M., Noronha-Sousa, D., Noronha, A., Mateus, C. C., Vázquez-Justo, E., & Costa-Lobo, C. (2022). Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 26, e228736.
Basso, C., Graf, L. P., Lima, F. C., Schmidt, B., & Bardagi, M. P. (2013). Organização de tempo e métodos de estudo: oficinas com estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 277-282.
Bezerra, C., Moura, K. P., & Dutra, E. (2021). Plantão psicológico on-line a estudantes universitários durante a pandemia da Covid-19. Revista do Nufen: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2).
Blanchard, C., Kravets, V., Schenker, M., & Moore, T., Jr. (2021). Emotional intelligence, burnout, and professional fulfillment in clinical year medical students. Medical Teacher, 43(9), 1063-1069.
Bolatov, A. K., Seisembekov, T. Z., Smailova, D. S., & Hosseini, H. (2022). Burnout syndrome among medical students in Kazakhstan. BMC Psychology, 10(1), 193.
Brondani, P. G. D. M., Santos, A. H. D., Oliveira, A. M. D., Anunciação, C. E., Garcia-Zapata, M. T. A., & Pereira, M. A. D. (2021). Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. Revista Brasileira de Educação Médica, 45.
Calcides, D. A. P., Didou, R. N., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2019). Burnout Syndrome in medical internship students and its prevention with Balint Group. Revista da Associação Médica Brasileira, 65(11), 1362-1367.
Capdevila-Gaudens, P., García-Abajo, J. M., Flores-Funes, D., García-Barbero, M., & García-Estañ, J. (2021). Depression, anxiety, burnout and empathy among Spanish medical students. PloS One, 16(12), e0260359.
Casarin, S. T., Porto, A. R., Gabatz, R. I. B., Bonow, C. A., Ribeiro, J. P., & Mota, M. S. (2020). Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health, 10(5).
Cianflone, A. R. L., Figueiredo, J. F. C., & Colares, M. F. A. (2002). O Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP): história e perspectivas. Medicina, 35(3), 392-396.
Conceição, L. D. S., Batista, C. B., Dâmaso, J. G. B., Pereira, B. S., Carniele, R. C., & Pereira, G. D. S. (2019). Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 24, 785-802.
Corrêa, C. V., Batista, J. S., & Holanda, A. F. (2016). Coping religioso/espiritual em processos de saúde e doença: revisão da produção em periódicos brasileiros (2000-2013). Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, 5(1), 61-78.
Correia, K. C. R., Araújo, J. L. D., Barreto, S. R. V., Bloc, L., Melo, A. K., & Moreira, V. (2023). Saúde mental na universidade: atendimento psicológico online na pandemia da Covid-19. Psicologia: Ciência e Profissão, 43, e245664.
Couto, D. S., Vieira, G. I. A., Mulati, S. L., & Bressan, V. R. (2021). Programa de mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, 45.
Crahim, S. C. S. F., Felizardo, J. S., Almeida, P. C. T., & Medeiros, F. S. (2018). Núcleo de apoio psicopedagógico: dificuldades de aprendizagem no ensino superior – um olhar psicopedagógico e psicológico. In Anais do 11º SIMPED – Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.
Creste, C., Creste, D., Mendes, R., Menossi, J., & Cattini, M. (2016). A importância do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico ao Acadêmico de medicina frente a doença e a morte. In Proceedings of International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology.
Cristo, F., Farias, I. M. S. U., Cavalcante, A. C., Medeiros, A. L. G., Lima, G. D. O., & Diogo, W. F. Q. (2019). O ensino superior e suas exigências: consequências na saúde mental dos graduandos. Trabalho (En) Cena, 4(2), 485-505.
Dias, A. C. G., Carlotto, R. C., Oliveira, C. T., & Teixeira, M. A. P. (2019). Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 19-30.
Diniz, D. F., Hannes, I. E., Napoli, A. E. R., & Leal, M. M. (2019). Coping religioso/espiritual em estudantes de medicina de uma universidade do Distrito Federal. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa.
Dyrbye, L. N., West, C. P., Satele, D., Boone, S., Tan, L., Sloan, J., & Shanafelt, T. D. (2014). Burnout among US medical students, residents, and early career physicians relative to the general US population. Academic Medicine, 89(3), 443-451.
Facchinetti, N. S. B. (2015). Contribuições da meditação mindfulness como estratégia de coping para lidar com o estresse em relação à comida. [Dissertação de Mestrado, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública].
Fasanella, N. A. (2022). Estratégias acadêmicas para a promoção da saúde mental dos estudantes de medicina. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].
Feodrippe, A. L. O., Brandão, M. C. D. F., & Valente, T. C. D. O. (2013). Qualidade de vida de estudantes de Medicina: uma revisão. Revista Brasileira de Educação Médica, 37(3), 418-428.
Figueiredo, D. S., Lima, K. A., Figueiredo, F. N. S., Bellodi, P. L., Porfírio, G. B., Carraro, E., & Figueiredo, D. L. A. (2022). O primeiro ano do resto das nossas vidas: saúde mental de alunos de medicina. Research, Society and Development, 11(9), e4811931651.
Figueiredo, R. M. D., & Oliveira, M. A. P. D. (1995). Necessidades de estudantes universitários para implantação de um serviço de orientação e educação em saúde mental. Revista Latino-americana de Enfermagem, 3, 5-14.
Foch, G. F. L., Silva, A. M. B., & Enumo, S. R. F. (2017). Coping religioso/espiritual: uma revisão sistemática de literatura (2003–2013). Arquivos Brasileiros de Psicologia, 69(2), 53-71.
Frajerman, A., Morvan, Y., Krebs, M. O., Gorwood, P., & Chaumette, B. (2019). Burnout in medical students before residency: a systematic review and meta-analysis. European Psychiatry: The Journal of the Association of European Psychiatrists, 55, 36-42.
Gan, G. G., & Ling, H. Y. (2019). Anxiety, depression and quality of life of medical students in Malaysia. The Medical Journal of Malaysia, 74(1), 57-61.
Gil-Calderón, J., Alonso-Molero, J., Dierssen-Sotos, T., Gómez-Acebo, I., & Llorca, J. (2021). Burnout syndrome in Spanish medical students. BMC Medical Education, 21(1), 231.
Gilbey, P., Moffat, M., Sharabi-Nov, A., Cohen, O., Kroszynski, G. N., Karnieli-Miller, O., Gillis, R., Urkin, J., & Moscovici, K. (2023). Burnout in Israeli medical students: a national survey. BMC Medical Education, 23(1), 55.
Gomes, L. M. L. D. S., Leitão, H. D. A. L., Santos, K. M. C., & Zanotti, S. V. (2023). Saúde mental na universidade: ações e intervenções voltadas para os estudantes. Educação em Revista, 39, e40310.
Gouveia, M. T. O., Santana, H. S., Santos, A. M. R., Costa, G. R., & Fernandes, M. A. (2017). Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review. Revista de Enfermagem da UFPI, 6(3), 72-78.
Greenmyer, J. R., Montgomery, M., Hosford, C., Burd, M., Miller, V., Storandt, M. H., Lakpa, K. L., & Tiongson, C. (2022). Guilt and burnout in medical students. Teaching and Learning in Medicine, 34(1), 69-77.
Joshi, V. R., Younger, J. M., Das, S., Goud, B. K. M., & Pramanik, K. (2023). Factors influencing burnout in millennial medical students during the COVID-19 pandemic! Irish Journal of Medical Science, 192(2), 513-519.
Khalafallah, A. M., Jimenez, A. E., Lam, S., Gami, A., Dornbos, D. L., 3rd, Sivakumar, W., Johnson, J. N., & Mukherjee, D. (2021). Burnout among medical students interested in neurosurgery during the COVID-19 era. Clinical Neurology and Neurosurgery, 210, 106958.
Kilic, R., Nasello, J. A., Melchior, V., & Triffaux, J. M. (2021). Academic burnout among medical students: respective importance of risk and protective factors. Public Health, 198, 187-195.
Lima, L. C. R., Tesche, L. F., Araújo, T. S., Barbosa, T. L. A., & Andrade, L. M. X. G. (2022). Burnout e metodologia ativa de ensino-aprendizagem entre estudantes de Medicina de universidade em tríplice fronteira. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(4), e164.
Macedo, J., Major, C. R., Barbosa, D. V. S., Silva, G. M. N., Jr., Oliveira, J. M. R., Silveira, M. M. M., Usevisius, P. M. Á., Braga, T., Paixão, T. F. P., & Pitaluga, T. O. (2020). O papel do núcleo de apoio psicopedagógico ao discente do curso de medicina em tempos de pandemia. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 2(2).
March-Amengual, J.-M., Badii, I. C., Casas-Baroy, J.-C., Altarriba, C., Company, A. C., Pujol-Farriols, R., Baños, J.-E., Galbany-Estragués, P., & Cayuela, A. C. (2022). Psychological distress, burnout, and academic performance in first year college students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(6), 3356.
Marcilio, F. C. P., Blando, A., Rocha, R. Z. D., & Dias, A. C. G. (2021). Guia de técnicas para a gestão do tempo de estudos: relato da construção. Psicologia: Ciência e Profissão, 41.
Matias, R. D. C., & Martinelli, S. D. C. (2017). Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 22, 15-33.
McKerrow, I., Carney, P. A., Caretta-Weyer, H., Furnari, M., & Juve, A. M. (2020). Trends in medical students' stress, physical, and emotional health throughout training. Medical Education Online, 25(1), 1709278.
Medeiros, M. R. B., Camargo, J. F., Barbosa, L. A. R., & Caldeira, A. P. (2018). Saúde mental de ingressantes no curso médico: uma abordagem segundo o sexo. Revista Brasileira de Educação Médica, 42, 214-221.
Mesquita, J. L., Alencar, V. S., Timbó, V. B. V. H., Silva, L. X. S., Kubrusly, M., & Augusto, K. L. (2023). Relationship between resilience, self-esteem, and burnout in Medical students during the Covid-19 pandemic. Revista Brasileira de Educação Médica, 47(2), e078.
Moreira, S. N. T., Albuquerque, I. C. S., Pinto, F. E. L., Jr., & Gomes, A. H. B. (2020). Programa de mentoria do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: atividades integrativas em foco. Revista Brasileira de Educação Médica, 44, e169.
Neufeld, A., & Malin, G. (2021). How medical students cope with stress: a cross-sectional look at strategies and their sociodemographic antecedents. BMC Medical Education, 21(1), 299.
Njim, T., Mbanga, C. M., Tindong, M., Fonkou, S., Makebe, H., Toukam, L., Fondungallah, J., Fondong, A., Mulango, I., & Kika, B. (2019). Burnout as a correlate of depression among medical students in Cameroon: a cross-sectional study. BMJ Open, 9(5), e027709.
Nunes, T. S., & Tolfo, S. R. (2013). Assédio moral em universidade: as possíveis consequências em comentar e/ou denunciar a violência. Administração Pública e Gestão Social, 5(4), 144-151.
Nunes, T. S., & Tolfo, S. R. (2015). O assédio moral no contexto universitário: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Administração, 1(1), 21-36.
Oliveira, C. T. D., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 36, 224-233.
Oliveira, M. A., & Duarte, Â. M. M. (2004). Controle de respostas de ansiedade em universitários em situações de exposições orais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 183-199.
Ortolan, M. L. M., & Sei, M. B. (2019). Avaliação do plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia. Interação em Psicologia, 23(2).
Panúncio-Pinto, M. P., & Colares, M. D. F. A. (2015). O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, 48(3), 273-281.
Paus, T., Keshavan, M., & Giedd, J. N. (2008). Why do many psychiatric disorders emerge during adolescence? Nature Reviews Neuroscience, 9(12), 947-957.
Peng, P., Hao, Y., Liu, Y., Chen, S., Wang, Y., Yang, Q., Wang, X., Li, M., Wang, Y., He, L., Wang, Q., Ma, Y., He, H., Zhou, Y., Wu, Q., & Liu, T. (2023). The prevalence and risk factors of mental problems in medical students during Covid-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Journal of Affective Disorders, 321, 167-181.
Pereira, M. D., & Silva, J. P. (2022). Autoeficácia, mindfulness e autocompaixão: possíveis interlocuções a partir da psicologia positiva na educação superior. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 39.
Peres, R. S., Santos, M. A. D., & Coelho, H. M. B. (2004). Perfil da clientela de um programa de pronto-atendimento psicológico a estudantes universitários. Psicologia em Estudo, 9, 47-54.
Prata, T. S. C., Calcides, D. A. P., Vasconcelos, E. L., Carvalho, A. A., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2021). Prevalence of Burnout Syndrome and associated factors in medical students under different educational models. Revista da Associação Médica Brasileira, 67(5), 667-674.
Ribeiro, M. M. F., Melo, J. D. C., & Rocha, A. M. C. (2019). Avaliação da demanda preliminar de atendimento dirigida pelo aluno ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina (Napem) da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(1), 91-97.
Rigotti, A., & Perseguino, S. A. (2019). Parceria na prevenção e combate ao assédio moral: relato de experiência UFGD-UFSCAR. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, 2(2), 107-118.
Rizzi, R. (2022). Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].
Rios, I. C., Medeiros, M. E. D., Jr., Fernandes, M. T. A., Zombini, E. V., Pacheco, M. K. O., Mascarenhas, E. G., Azuma, J. B. & Vital, P. F., Jr. (2021). Mentoria virtual para estudantes de medicina em tempos de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 45, e170.
Rocha, A. M. C., Silva, L. Y. L., & Silva, D. C. (2021). Uma canoa na tempestade: o acolhimento psicológico emergencial na Pandemia da Covid-19. Revista do Nufen: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2).
Rodrigues, M. D. L. V., Souza, J. M. F., Stasio, M. B., Colares, M. D. F. A., & Cianflone, A. R. L. (2020). Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-contexto histórico e realizações dos primeiros tempos. Medicina, 53(4), 472-478.
Roncaglia, L. P., Martins, A. F., & Batista, C. B. (2020). Serviços de apoio ao estudante de medicina: conhecendo alguns núcleos em universidades públicas brasileiras. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 5(9), 664-682.
Ruiz, R., Fernandes, D. A., Vásquez, A., Trigueros, A., Pemberton, M., Gnanapragasam, S. N., Torales, J., Ventriglio, A., & Bhugra, D. (2022). Prevalence of burnout in medical students in Guatemala: before and during Covid-19 pandemic comparison. The International Journal of Social Psychiatry, 68(6), 1213-1217.
Salehi, P. P., Jacobs, D., Suhail-Sindhu, T., Judson, B. L., Azizzadeh, B., & Lee, Y. H. (2020). Consequences of medical hierarchy on medical students, residents, and medical education in otolaryngology. Otolaryngology – Head and Neck Surgery, 163(5), 906-914.
Scorsolini-Comin, F. (2015). Aconselhamento psicológico: práticas e pesquisas nos contextos nacional e internacional. Revista Subjetividades, 15(1), 130-141.
Serrão, C., & Peixoto, C. (2020). Impacto de práticas breves de mindfulness no otimismo, vergonha interna e stresse percebido de estudantes do ensino superior. Sensos-e, 7(2), 86-95.
Shrestha, D. B., Katuwal, N., Tamang, A., Paudel, A., Gautam, A., Sharma, M., Bhusal, U., & Budhathoki, P. (2021). Burnout among medical students of a medical college in Kathmandu; A cross-sectional study. PloS One, 16(6), e0253808.
Silva, A. C. S., Meireles, A. L., Cardoso, C. S., Barroso, S. M., Oliveira, D. C. R., Paula, W., Andrade, M. C. R., & Bandeira, M. D. B. (2021). Relação entre vivência acadêmica e ansiedade em estudantes universitários. Contextos Clínicos, 14(2), 563-587.
Silva, J. E. C., Pontes, R. F., Costa, J. C. T., Sobral, J. F., Giuliano, E. C. N., Vieira, G. I. A., & Bressan, V. R. (2021). Mentoria para o estudante de medicina. Brazilian Journal of Development, 7(4), 42117-42137.
Silva, M. F. F. (2023). A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superior. [Dissertação de Mestrado, Universidade da Madeira].
Sohail, N. (2013). Stress and academic performance among medical students. J Coll Physicians Surg Pak, 23(1), 67-71.
Sperling, E. L., Hulett, J. M., Sherwin, L. B., Thompson, S., & Bettencourt, B. A. (2023). The effect of mindfulness interventions on stress in medical students: a systematic review and meta-analysis. PloS One, 18(10), e0286387.
Tanaka, M. M., Furlan, L. L., Branco, L. M., & Valerio, N. I. (2016). Adaptação de alunos de medicina em anos iniciais da formação. Revista Brasileira de Educação Médica, 40, 663-668.
Taylor, C. E., Scott, E. J., & Owen, K. (2022). Physical activity, burnout and quality of life in medical students: a systematic review. The Clinical Teacher, 19(6), e13525.
Teixeira, R. J. (2010). Programa de redução do stress baseado no mindfulness em estudantes de medicina: reflexão sobre os efeitos e implicações para o apoio psicológico. In Livro de Atas do 1º Congresso Nacional da RESAPES-AP – Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas.
Tement, S., Ketiš, Z. K., Miroševič, Š., & Selič-Zupančič, P. (2021). The impact of psychological interventions with elements of mindfulness (PIM) on empathy, well-being, and reduction of burnout in physicians: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21), 11181.
Thun-Hohenstein, L., Höbinger-Ablasser, C., Geyerhofer, S., Lampert, K., Schreuer, M., & Fritz, C. (2021). Burnout in medical students. Burnout bei Medizinstudentinnen. Neuropsychiatrie: Klinik, Diagnostik, Therapie und Rehabilitation: Organ der Gesellschaft Osterreichischer Nervenarzte und Psychiater, 35(1), 17–27.
Tomelin, K. N., Dias, A. P. L., Sanchez, C. N. M., Peres, J., & Carvalho, S. (2018). Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente. Revista Psicopedagogia, 35(106), 94-103.
Willhelm, A. R., Andretta, I., & Ungaretti, M. S. (2015). Importância das técnicas de relaxamento na terapia cognitiva para ansiedade. Contextos Clínicos, 8(1), 79-86.
Yoshiy, S. M., & Kienen, N. (2018). Gerenciamento de tempo: uma interpretação analítico-comportamental. Psicologia da Educação, (47), 67-77.