A LACUNA MORAL NA EDUCAÇÃO DE MENINOS: O IMPACTO DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE MASCULINIDADE NA SUBJETIVIDADE INFANTIL
Palabras clave:
Educação. Ética. Infância. Masculinidade. Subjetividade.Resumen
As transformações culturais intensas das últimas décadas abalaram as representações tradicionais de gênero, provocando insegurança e confusão por parte dos homens e produzindo novas configurações de masculinidade no contexto contemporâneo. Nesse cenário social, podemos nos indagar como as crianças, em especial, têm sido impactadas. Para investigar tal problema, foi realizada uma revisão crítica das transformações históricas da masculinidade e uma investigação empírica conduzida com crianças e adultos, tendo como base a epistemologia qualitativa e a perspectiva histórico-cultural. A pesquisa demonstrou que os meninos vivem em um contexto social marcado pela carência de modelos concretos de identificação, empobrecimento das representações sociais moralmente positivas de masculinidade, desaparecimento dos códigos de honra e ausência de projetos de vida. Esses indicadores sugerem que há uma lacuna moral na formação dos meninos, caracterizada pela ausência de parâmetros éticos de educação que tornam as crianças mais vulneráveis à influência dos padrões midiáticos dominantes de masculinidade.Descargas
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Publicado
2017-05-19
Cómo citar
Viana, M. A., & da Luz Ferrarini, N. (2017). A LACUNA MORAL NA EDUCAÇÃO DE MENINOS: O IMPACTO DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE MASCULINIDADE NA SUBJETIVIDADE INFANTIL. Revista PsicoFAE: Pluralidades Em Saúde Mental, 5(1), 13–30. Recuperado a partir de https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/85
Número
Sección
Artigos