A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PARENTAIS E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM CRIANÇAS

Autores/as

  • Ana Paula Huçalo FAE Centro Universitário
  • Ana Lucia Ivatiuk FAE Centro Universitário

Palabras clave:

Estilos Parentais. Desenvolvimento Infantil. Comportamento Alimentar

Resumen

O comportamento alimentar humano, diferente de outras espécies é aprendido e, desta forma, depende de algumas variáveis, entre elas a relação com os pais/cuidadores. Tendo em vista, este fato, o presente trabalho teve por objetivo investigar se há relação entre o comportamento alimentar infantil e as práticas educativas parentais. Foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados e correlação e, para isto, foram utilizados o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e o Questionário do Comportamento Alimentar da Criança (CEBQ), ambos aplicados a 24 cuidadores de crianças de 8 a 10 anos completos. Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21, utilizando o teste estatístico de Spearman. Os dados apontaram que há uma correlação entre as práticas educativas negativas, como punição inconsistente e negligência, e comportamentos alimentares disfuncionais (r = +0.576 e r = -0.501) o que comprova a necessidade da elaboração de intervenções e orientações aos pais, com o intuito de prevenir problemas de desenvolvimento e promover saúde e qualidade de vida às crianças.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Huçalo, FAE Centro Universitário

Aluna do 10o período do curso de Psicologia da Unicentro. Irati-PR, Brasil.

Ana Lucia Ivatiuk, FAE Centro Universitário

Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp). Docente do Curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Curitiba-PR, Brasil. 

Publicado

2018-01-30

Cómo citar

Huçalo, A. P., & Ivatiuk, A. L. (2018). A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PARENTAIS E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM CRIANÇAS. Revista PsicoFAE: Pluralidades Em Saúde Mental, 6(2), 113–128. Recuperado a partir de https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/141

Número

Sección

Artigos