UM OLHAR PARA A CLÍNICA DA PARANOIA

Autores/as

Palabras clave:

Psicose, Paranoia, Significante, Estrutura Clínica

Resumen

O artigo apresenta um breve recorrido teórico da teoria psicanalítica em Freud e Lacan a respeito da estrutura clinica da psicose, com intuito de poder dar destaque aos fenômenos que caracterizam a paranóia. Examinaremos os traços que evidenciam um diagnostico clinico de paranóia tomando em primeira linha o caso clássico do presidente Schereber, que foi examinado por Freud. Seguiremos as trilhas de Lacan sobre seus estudos mais aprofundados a cerca da psicose e desenvolveremos com os autores mais contemporâneos para lograr uma compreensão a cerca do Um da paranóia, que vem a ser, o significante Mestre, que coloca o sujeito paranóico numa identificação imediata com esse significante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Santos Lourenço, PUC-RJ

Psicologa - psicanalista, especializada em psicologia clínica e mestranda em psicanalise. Pesquisadora na clinica psicanalitica com pacientes psicoticos.

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

Lourenço, J. S. (2018). UM OLHAR PARA A CLÍNICA DA PARANOIA. Revista PsicoFAE: Pluralidades Em Saúde Mental, 7(1), 135–150. Recuperado a partir de https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/113

Número

Sección

Artigos