Psicanálise, plantão psicológico e a atuação em âmbito educacional

Autores

Palavras-chave:

Plantão Psicológico, Psicanálise, Psicologia Escolar/Educacional

Resumo

O presente trabalho visa discutir brevemente as possibilidades de atuação profissional pelo exercício da psicanálise em moldes característicos de plantão psicológico. Sabe-se que, de princípio, o plantão fora criado com o intuito de suprir as altas demandas sociais de atenção em saúde mental, consiste em um atendimento emergencial, adaptado à demanda apresentada, e comprometido com o acolhimento do indivíduo no momento de crise. A psicanálise, por sua vez, possui método, técnica e arcabouço teórico que apresentam empasses para ums atuação que foge da clássica apresentada por Freud. Entretanto em Lacan, e em alguns textos do próprio pai da psicanálise, encontra-se a viabilidade de uma atuação comprometida com a função do analista e seu método para além do clichê técnico. A experiência dos autores com o atendimento de plantão psicológico numa Instituição de Ensino Superior embasou a pesquisa e a fundamentação do trabalho, tanto na teoria quanto na prática. Portanto, a pergunta que sustenta o artigo é relacionada ao desafio teórico-metodológico da atuação dos próprios autores: é possível propor um trabalho em psicanálise no formato de atendimento em plantão psicológico, em uma instituição educacional?

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Biografia do Autor

Maria Rita Alves Dalledone, FAE Centro Universitário

Graduada em Administração e graduanda em Psicologia pela FAE Centro Universitário, Curitiba, Paraná, Brasil

Natalia Leoni Michels, FAE Centro Universitário

Graduanda em Psicologia pela FAE Centro Universitário, Curitiba, Paraná, Brasil

Allan Martins Mohr, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e FAE Centro Universitário

Psicólogo, doutor em Filosofia. Psicólogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba e professor do Curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Alves Dalledone, M. R., Leoni Michels, N., & Martins Mohr, A. (2021). Psicanálise, plantão psicológico e a atuação em âmbito educacional. Revista PsicoFAE: Pluralidades Em Saúde Mental, 10(1), 100–110. Recuperado de https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/314

Edição

Seção

Artigos