Grupo de orientação a pais em clínica-escola de Psicologia

Autores

  • Caroline Guisantes de Salvo Toni Universidade Estadual do Centro-oeste do PR
  • Taíla Pazzetto Universidade Estadual do centro-oeste do PR

Palavras-chave:

Práticas educativas, Estilo Parental, Interação familiar, Orientação a pais.

Resumo

É no contexto familiar que a criança aprende as suas primeiras formas de relação com o mundo. Assim, atuar junto à família é uma forma de promoção de saúde, visto ser possível tanto atuar sobre problemas já existentes quanto desenvolver fatores de proteção. Nesse contexto, esse estudo teve por objetivo analisar o impacto de um programa de orientação a pais sobre as práticas educativas e qualidade da interação familiar de pais de crianças do Ensino Fundamental. O grupo de orientação a pais contou com nove encontros, com duração de 90 minutos, com periodicidade semanal, na clínica-escola de uma Universidade. Foram mensuradas as práticas educativas e qualidade de interação familiar dos participantes antes e após a aplicação do programa. Os resultados apontam melhora das práticas educativas dos pais após o grupo. Discutem-se as possiblidades de trabalhos de orientação a pais com foco na promoção e prevenção de saúde.  

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Biografia do Autor

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-oeste do PR

Psicóloga, graduada pela UFPR. Doutora em Psicologia Clínica pela USP.

Atualmente é professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-oeste do PR.

Taíla Pazzetto, Universidade Estadual do centro-oeste do PR

Psicóloga, Graduada pela Universidade Estadual do Centro-oeste. Irati-PR/ Brasil

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Toni, C. G. de S., & Pazzetto, T. (2019). Grupo de orientação a pais em clínica-escola de Psicologia. Revista PsicoFAE: Pluralidades Em Saúde Mental, 7(2), 69–86. Recuperado de https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/183

Edição

Seção

Artigos